quarta-feira, 10 de junho de 2020

Introdução à Microeconomia

Money, Profit, Finance, Business, Return
Conceito

"A Microeconomia, ou Teoria dos Preços, analisa a formação de preços no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preço e a quantidade de determinado bem ou serviço em mercados específicos". (VASCONCELLOS & GARCIA, 2019)

Desse modo, na medida em que a Macroeconomia analisa a postura "da Economia como um todo, considerando variáveis globais como consumo agregado, renda nacional e investimentos globais, a análise microeconômica preocupa-se com a formação de preços de bens e serviços (por exemplo, soja, automóveis) e de fatores de produção (salários, aluguéis, lucros) em mercados específicos. (VASCONCELLOS & GARCIA, 2019)


Por outro lado, a Teoria Microeconômica não pode se confundir com "economia de empresas". Isto porque tem um olhar diferenciado. A Microeconomia analisa o funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço no mercado. Ou seja, o preço adquirido pela interação do grupo de consumidores com o grupo de empresas que produzem um certo bem ou serviço. (VASCONCELLOS & GARCIA, 2019)

Workplace, Team, Business Meeting

Pelo prisma da Administração de Empresas, esta disciplina examina uma empresa específica. Nesse rumo, deve prevalecer a "visão contábil-financeira na formação do preço de venda de seu produto, que tem base principalmente nos custos de produção, enquanto na Microeconomia predomina a visão do mercado como um todo". Com isso, alguns assuntos "como liderança, motivação, gestão de pessoas, marketing etc., são específicos da área de Administração de Empresas, e não da Microeconomia". (VASCONCELLOS & GARCIA, 2019)

Finalmente, os autores (VASCONCELLOS & GARCIA, 2019) concluem:

"Os agentes da demanda - os consumidores - são aqueles que se dirigem ao mercado com o intuito de adquirir um conjunto de bens ou serviços que lhes maximize sua função utilidade, ou seja, seu grau de satisfação no consumo. A empresa ou estabelecimento comercial é a combinação realizada pelo empresário dos fatores de produção - capital, trabalho, terra e tecnologia -, de tal modo organizados para se obter o maior volume possível de produção ou de serviços ao menor custo". (VASCONCELLOS & GARCIA, 2019, grifos do autor)

E encerra: "toda a renda pertence às famílias, o que inclui os proprietários das empresas. Nesse sentido, a empresa é definida como o local onde se organiza a produção, sendo que a renda auferida no processo de produção pertence aos empresários e trabalhadores". (VASCONCELLOS & GARCIA, 2019)

Referência


VASCONCELLOS & GARCIA,  Fundamentos de Economia. 6a. edição. São Paulo: Saraiva, 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário