Antes de tudo é preciso conceituar inflação. O que vem a ser inflação?
"A inflação é definida como um aumento contínuo e generalizado no índice de preços, ou seja, os movimentos inflacionários são aumentos contínuos de preços, e não podem ser confundidos com altas esporádicas de preços. O aumento de um bem ou serviço em particular não constitui inflação, que ocorre apenas quando há um aumento generalizado da maioria dos bens e serviços" (Vasconcellos & Garcia, 2019, grifo dos autores)
É possível dizer que a inflação está ou esteve presente em algum momento no Brasil. Durante muito tempo esteve marcante em épocas passadas, sendo controlada com o plano Real em 1994. No decorrer da história econômica brasileira, diversas políticas e planos econômicos foram impostos na tentativa de controlar a inflação, todavia, sem sucesso.
Como exemplos relativamente recentes, podemos citar planos como o Plano Bresser e o Plano Verão e, posteriormente, o Plano Collor. Foram planos que "utilizaram o congelamento de preços e salários para tentar conter o processo inflacionário brasileiro. No entanto, todos esses planos, mesmo partindo de uma avaliação relativamente correta do processo inflacionário brasileiro, falharam ao relegar políticas ortodoxas de controle de demanda, em especial na questão do controle do déficit público". (Vasconcellos & Garcia, 2019)
Falemos, então, do Plano Real...
O Plano Real
"Em 1994, no governo Itamar Franco, tendo como ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, implementou-se o Plano Real. Este, por sua vez, reconhecendo que as principais causas da inflação brasileira estavam no desequilíbrio do setor público e nos mecanismos de indexação, representou um avanço em relação aos planos anteriores em sua operacionalização". (Vasconcellos & Garcia, 2019, grifo dos autores)
Frente de uma cédula de cem reais, lançada em 1994.
Fonte: Wikipédia.
Saiba mais sobre o Plano Real!
Todavia, o cenário mudou no governo Dilma Roussef, eleita em 2010. Partindo deste ano, a presidente buscou a adoção de uma política "heterodoxa", denominada Nova Matriz Macroeconômica (série de medidas de estímulo ao consumo).
Saiba mais sobre a Nova Matriz Macroeconômica!
Saiba mais sobre a inflação pelo Banco Central!
Referências
VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de Economia. 6a. edição. São Paulo: Saraiva, 2019.
Wikipédia. Plano Real.
Wikipédia. Nova Matriz Macroeconômica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário