O mercado financeiro de um Estado subdivide-se em 04 setores: 1) mercado monetário; 2) mercado de crédito; 3) mercado de câmbio; e 4) mercado de capitais. Para efeitos desta reflexão abordaremos o mercado de câmbio.
A ocorrência de não se aceitar moedas estrangeiras na quitação das exportações, nem a moeda nacional na quitação das importações, forma-se o alicerce de um mercado em que são compradas e vendidas as moedas dos vários países (mercado cambial). (RATTI, Comércio Internacional e Câmbio, 1997)
Em outras palavras...
O mercado de câmbio "contempla as operações de conversão (troca) de moeda de um país pela de outro. Conforme Assaf Neto (2009), esse mercado reúne empresas que atuam no comércio internacional, instituições financeiras, investidores e bancos centrais que tenham necessidades de realizar exportações e importações, pagamentos de dividendos, juros e principal de dívidas, royalties e transferências de capitais e outros valores". (LUND; SOUZA; e CARVALHO, Mercado de capitais, 2012).
Ainda...
"Como, em geral, cada país possui sua própria moeda, quando um agente econômico de uma determinada nação precisa relacionar-se com um agente econômico de outra, torna-se necessário estabelecer o valor de sua moeda em relação à moeda do outro país, ou seja, a taxa de câmbio". (OLIVEIRA; PACHECO, Mercado Financeiro, 2017)
A política cambial se refere à gestão da taxa de câmbio do Estado, que evidencia o controle do preço da moeda desse Estado, com relação às moedas dos diversos Estados e que fundamentará as relações dos agentes econômicos do Estado (famílias, empresas e governo) com os agentes econômicos dos outros Estados. (2017)
Ou seja...
Pode-se dizer que o mercado de câmbio se trata do local onde são realizadas trocas monetárias basicamente entre países, para a adequação do valor da moeda de cada país, a cada transação econômica entre Estados.
Referências
LUND; SOUZA; e CARVALHO. Mercado de capitais. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012.
OLIVEIRA & PACHECO. Mercado Financeiro. São Paulo: Editora Fundamento Educacional, 2017.
RATTI, Bruno. Comércio Internacional e Câmbio. 9a. edição. São Paulo: Aduaneiras, 1997.
Nenhum comentário:
Postar um comentário