Boa leitura!
A bolsa brasileira é conhecida por reunir grandes pagadoras de dividendos, com diversas companhias pagando proventos acima da taxa Selic a 11,25% ao ano. Esse tipo de rendimento atrai investidores que buscam uma fonte de renda passiva e estabilidade, especialmente em tempos de incertezas econômicas e juros elevados
Nos últimos cinco anos, as empresas do setor de energia e as companhias atreladas às commodities tem se destacado como as principais distribuidoras de dividendos do Ibovespa. No período, algumas das gigantes da bolsa brasileira, como Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4), registraram um dividend yield (DY) acima da média.
O dividend yield é um indicador que mostra o percentual de retorno que uma ação oferece em dividendos em relação ao seu preço atual. O indicador é fundamental para os investidores que buscam garantir um fluxo regular de proventos, em vez de depender exclusivamente da valorização das ações.
Maiores pagadoras de dividendos do Ibovespa
A seguir, confira o ranking das dez empresas que mais distribuíram dividendos nos últimos cinco anos, desde 2019, com base em um levantamento realizado pelo Investing.com na última sexta-feira (8).